Projeto UCA Piraí – Um Computador por Aluno

Piraí, no Rio de Janeiro, é uma pequena cidade com uma população de cerca de 26.000 habitantes. A cidade é pioneira na implantação do Projeto UCA (“Um Computador por Aluno”), integrante do Projeto Piraí Digital que visa oferecer acesso digital a todos os cidadãos. Integrando tecnologia em suas escolas, Piraí almeja transformar-se em uma cidade de aprendizagem, em que a educação digital desempenha um papel fundamental na educação de cada aluno.Classmate PC

Na época em que o piloto foi iniciado, o Índice Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) da escola selecionada em Piraí chegara a 2,4. Dois anos depois, subiu para 4,2 – bem acima da meta de 2,7, projetada para 2009, e no mesmo patamar do índice estimado para 2015. Em 2008, a escola também alcançou um dos menores índices de evasão escolar (0,06%) e uma taxa de aprovação de 89,9%. Além disso, o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Professora Rosa da Conceição Guedes, no bairro rural de Arrozal, a 15 quilômetros do centro de Piraí, já formou um grupo de 30 alunos-instrutores, que estão levando o projeto para as outras 20 escolas da rede municipal.

A Metasys foi um dos parceiros escolhidos pela Intel® e pelo Ministério da Educação para a implementação do projeto-piloto, fornecendo o sistema operacional Metasys Classmate, baseado em Linux, conjunto de ferramentas de produtividade e aplicativos educacionais, além da prestação de serviços de implantação, suporte técnico, capacitação de técnicos e dos professores.

A partir de 2011 foi implementada a Solução Educacional Metasys com a atualização de todo o conjunto de software, incluindo a substituição do sistema operacional Metasys Classmate pela nova versão Metasys Netbook. Criada especialmente para estudantes, o novo sistema foi desenvolvido para utilização nos netbooks educacionais da Intel®, com uma interface extremamente amigável e excelente desempenho. Todos os 6.200 classmate PCs utilizados no projeto passaram a utilizar o novo sistema. Os servidores das 21 escolas da rede municipal foram atualizados com a nova versão do Metasys School Server. Além disso, foram ativados os mecanismos de proteção antifurto com o produto Theft Control e implementado o PolicyControl para garantir a segurança e possibilitar o gerenciamento do acesso a websites e aplicativos. Os aplicativos educacionais utilizados, todos eles baseados em software livre, compõem o produto EduSyst.

Piraí foi pioneira na utilização do sistema de gestão de sala de aula, v-Class, um software de colaboração que integra professores e estudantes em um sistema de aprendizado. Através dele, o professor pode comandar os computadores dos estudantes conectados à sua aula, definindo a forma como os alunos irão desenvolver suas atividades. Com o v-Class o professor pode ainda exibir sua tela nos computadores dos estudantes, monitorar a tela de um estudante e retransmiti-la para os outros na classe, abrir e fechar aplicativos, executar comandos remotamente, controlar a utilização da Internet, criar grupos de conversação (chat), aplicar provas e testes em sala de aula, controlar o acesso dos estudantes às aulas e, ainda, bloquear o acesso à Internet ou os computadores dos alunos.

 

Pirai logo

Veja o vídeo do projeto