Escolas estaduais terão software para ampliar acesso a conteúdos educacionais

ba-logoA Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está implantando um software nas escolas estaduais para ampliar o acesso dos estudantes e professores a mais de quatro mil conteúdos educacionais digitais. Por meio de tablets, smartphones, desktops, notebooks, projetores interativos e estações de trabalho dos laboratórios de informática, será possível acessar os conteúdos de forma off-line através de um servidor instalado na própria escola.

A ação faz parte do Projeto Solução Educacional Integrada, que teve na sua primeira fase a implantação de rede wi-fi (sem fio). O Colégio Estadual Raphael Serravalle é uma das 132 unidades de ensino médio que serão contempladas nesta nova fase do projeto. Na unidade, o sistema já passa pelo processo de validação por parte da equipe técnica.

A coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão da SEC, Fernanda Kumagai, explica sobre as vantagens deste provedor interno: “Damos a possibilidade de os estudantes acessarem de forma mais fácil os conteúdos digitais e os professores de utilizarem o material produzido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) dentro de sala, fazendo uma aula mais interativa”,

Para o coordenador da Rede Anísio Teixeira, responsável pelos conteúdos educacionais digitais disponibilizados no Ambiente Educacional Web (AEW), Yuri Wanderley, essa ferramenta é outra alternativa de comunicação entre a Secretaria da Educação e as escolas. “Além de todos os conteúdos digitais, quem acessar esse sistema vai ter o Ambiente de Ensino e Aprendizagem, que pode ser utilizado na mediação dos professores com suas turmas, um simulado online, com questões que podem ajudar os estudantes na preparação para o Enem, e o Portal da Escola, que será um espaço de compartilhamento da produção realizada na unidade”, destaca.

A Metasys Tecnologia é a empresa fornecedora da Solução Educacional Integrada para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 

Fonte: Ascom/SEC, http://www.ba.gov.br/

Foto: Suami Dias/Ascom SEC

 



Deixe uma resposta