Experiências com software Aventuras em Nova Lima

Nos dias 9 e 10 de Abril de 2015, a Imagina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, organizou o curso presencial Exploração de Software Educativo. Este curso teve a duração de 16 horas e decorreu na Escola Municipal Antonieta Dias de Souza, em Nova Lima, Estado de Minas Gerais no Brasil, bem pertinho de Belo Horizonte.

Um dos softwares que mais despertou a atenção e interesse dos participantes foi o Aventuras 2. Este é um caderno digital que melhora e auxilia a aprendizagem da Língua Portuguesa. Permite trabalhar todas as componentes da língua seja a leitura ou a escrita. Com base nos conteúdos do caderno são criados automaticamente diversos jogos.

O software permite a inserção e organização de conteúdos em um caderno digital. Os conteúdos podem ser palavras, expressões ou frases. Para as palavras ou expressões, é possível associar imagens, fotos ou símbolos. Além disso, é possível ouvir tudo o que está escrito com uma voz sintetizada ou gravando a própria voz.

Com base nos conteúdos do caderno, o software gera automaticamente 5 tipos de jogos com níveis de dificuldade diferentes. Estes jogos permitem que o aluno possa trabalhar novamente os conteúdos que tem no caderno. À medida que vão sendo inseridos mais conteúdos no caderno, os jogos também vão possuindo mais conteúdos. O software e seus conteúdos vão evoluindo à medida das necessidades de cada aluno.

 

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Turma de professoras construindo cadernos digitais personalizados com o software Aventuras 2

 

As opiniões foram unânimes: este software é muito simples de utilizar, configurar e personalizar. Como permite a criação de um caderno individualizado para cada aluno, ele pode ser utilizado em qualquer área e em qualquer idade.

 

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Professoras construindo caderno digital no Aventuras 2 para trabalhar os fonemas e categorias semânticas

 

Deixamos algumas ideias de atividades que foram construídas com este software durante o curso:

  • Intervenção precoce: Utilização apenas do caderno que inclui associação de imagem a som para estimulação da linguagem. Nesta caso, não são utilizados os jogos que incluem palavras e frases, pois as crianças ainda não sabem ler.
  • Apoio na dificuldade de leitura: Para os alunos com dificuldades na leitura, cada palavra foi sempre cuidadosamente ilustrada com um símbolo, imagem ou foto. Além disso, foi sempre usada a voz para ler e repetir a leitura. Isso ajuda a estimular a leitura e a identificar as diferentes palavras escritas no caderno. Os jogos que são construídos automática e aleatoriamente com os conteúdos do caderno também ajudam a estimular este processo de aprendizagem.
  • Alfabetização inicial: Com base nos interesses de cada aluno (seja culinária, futebol ou passeio no parque), foram criados cadernos para trabalhar as palavras, fonemas e associação de sons gravados com a própria voz e inclusão de fotos reais e imagens retiradas da Internet.

 



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