NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O METASYS CORPORATE PARA OS KITS ESCOLARES DA SEEMG.

Sex, 07 de Outubro de 2011 11:33
 

Tendo em vista os questionamentos que temos recebido do mercado a respeito do Metasys Corporate para os Kits Escolares da SEEMG, vimos a público fazer os seguintes esclarecimentos:

 

O Metasys Corporate para a SEEMG, vem sendo desenvolvido desde 2004, quando se iniciou o projeto Escolas em Rede, tendo o mesmo sido adquirido por processo licitatório com grande competitividade. Desde então fizemos várias implementações para atender a necessidades específicas do projeto para a SEEMG, tendo liberado neste período mais de 40 versões do sistema. A ultima versão do Metasys Corporate liberada para a SEEMG foi a 3.0.0-41, em Fevereiro de 2010. Esta versão foi suportada por contrato existente à época, para este fim, assinado entre a SEEMG e a International Syst S.A., que expirou em Março/2010. De lá para cá, ficamos impossibilitados de entregar novas versões, devido a ausência de novo contrato que desse este suporte.

 

É importante esclarecer que no mundo das TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) as evoluções implementadas pelos fabricantes de hardware e de redes, em suas plataformas, devem sempre ser incorporadas pelos fabricantes de software, principalmente em se tratando de sistemas operacionais, onde “drivers” de novos dispositivos de hardware, novas controladoras, novos processadores e novos chipsets lançados devem ser incorporados à imagem do sistema operacional (SO), para compatibilizar seu funcionamento correto.

 

Assim sendo o Metasys Corporate desenvolvido para a SEEMG, na sua versão 3.0.0-41, liberada em Fev/2010 (portanto a 19 meses atrás) tornou-se naturalmente incompatível com quase todos os equipamentos ou placas mãe atualmente disponibilizados pelos fabricantes de computadores e placas do mercado. Considerando ainda que as especificações solicitadas pela SEEMG em seu edital-padrão para compra dos Kits Escolares, incorpora a exigência de vários dispositivos, inclusive de placa PCI de recuperação do sistema operacional, tornou-se praticamente impossível o fornecimento dos equipamentos sem atualização do sistema operacional.

 

Neste sentido a Metasys tem trabalhado, junto aos fabricantes, distribuidores e revendedores, interessados em fornecer os equipamentos para as escolas que estão adquirindo os Kit Escolares, para atualizar a versão do sistema operacional e homologar os equipamentos com os novos dispositivos, inclusive a placa PCI de recuperação, para que os mesmos possam ser entregues para as escolas atendendo aos requisitos mínimos de funcionamento exigidos, para o conjunto fornecido, como pedem os editais.

 

A versão liberada atualmente para os fabricantes é a 3.2.2-11, que tem sido testada e homologada para diversos fornecedores de hardware, como pode ser constatado em nossa pagina web http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=483&Itemid=178&lang=pt , onde relacionamos todos os equipamento homologados para este fim.

 

O processo de liberação de versões passa obrigatoriamente por testes, que são feitos com cada equipamento enviado para homologação, sem o qual não podemos assegurar o perfeito funcionamento dos computadores enviados. Isto vale também para os demais dispositivos como placas de recuperação do sistema operacional, placas de rede off-board e outros.

 

É importante ainda salientar que este processo de homologação, trata apenas de assegurar que o hardware, apresentado pelo fabricante ou distribuidor, estejam funcionando corretamente como deveriam, entretanto não nos responsabilizamos por equipamentos entregues que não atendam às especificações de hardware exigidas pela SEEMG e as escolas nos editais. Não é nossa função fiscalizar o atendimento ao edital e sim de assegurar que os equipamentos funcionem corretamente com o sistema operacional Metasys Corporate, da forma como nos foram enviados para homologação.

 

Desta forma, asseguramos para a SEEMG, as SREs, as escolas e seus fornecedores e para o mercado em geral, que os equipamentos homologados terão todas as funcionalidades do Metasys Corporate SEEMG previstas no Projeto Escolas em Rede, em perfeito funcionamento, garantindo a todos a continuidade do ambiente atualmente instalado nas escolas em rede.

 

Atenciosamente.

 

A DIRETORIA

 

 


Última atualização em Sex, 07 de Outubro de 2011 11:41