Notícias

Em 2014, 4.600 Formandos das CASAS RIO DIGITAL recebem seus diplomas

Qua, 17 de Dezembro de 2014 18:12

Os 4.600 alunos formandos em 2014 das 32 Casas Rio Digital (CRD) receberam seus diplomas em cerimônia realizada no sábado passado no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro da Cidade. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) e pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), ong co-gestora do projeto, que capacita, principalmente, moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro.


Durante 4 horas, os formandos subiram ao palco para receber seus certificados em cursos como os de “Alfabetização Digital”, do Programa “Intel Aprender” (“Tecnologia e Comunidade”e “Tecnologia do Trabalho”), além de “Montagem e Manutenção de Micro”, e “IT Essentials (Tecnologia de Informação e Comunicação de Dados), da Cisco, empresa parceira do projeto. Muitos também receberam presentes de Natal, distribuídos através de sorteio. Ao final, cantaram e dançaram ao som do grupo de samba de raiz Pixin Bodega.


Estiveram presentes alunos da Rocinha, Maré, Complexo do Alemão, Parada de Lucas e de comunidades dos bairros da Ilha do Governador, Santa Cruz , Realengo, Vila Kennedy, Pedra de Guaratiba, Gamboa,Campinho, Gardênia Azul, Vila Isabel, Paciência, Manguinhos, Bangu, Ilha do Fundão, Caju, Santa Teresa, Cordovil, Padre Miguel, Curicica, Lins e Centro. O secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, e a coordenadora executiva da Redeh, Maria Aparecida Schumaher, também participaram da cerimônia, além do subsecretário Carlos Antônio da Silva.


As “Casas Rio Digital” são espaços de capacitação on-line e presencial distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro. Atualmente são 32 espaços em funcionamento equipados com microcomputadores, ar condicionado e equipamentos multimídia, conectados à internet em banda larga, utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias. Além de cursos, esses espaços também podem ser utilizados pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e para o lazer.


As “Casas Rio Digital” têm acordo de cooperação técnica com as empresas Intel e Cisco e são operadas pela Metasys Tecnologia.