Notícias

Programa de capacitação profissional completa cinco meses

Qui, 30 de Janeiro de 2014 18:27

Passados cinco meses da implantação do Emprega Piraí, o total de alunos matriculados nos cursos oferecidos pela prefeitura nos telecentros e laboratórios de informática de escolas públicas aumentou 21,87%, passando de 247 para 301. O número de pessoas formadas teve um acréscimo de 488% . Enquanto no primeiro mês 12 alunos se formaram, no período de cinco meses, 70 participantes concluíram cursos do projeto.


Osni Augusto Souza da Silva, secretário de Ciência e Tecnologia de Piraí, comemora os resultados. Ele comenta que, uma vez aprovados, os participantes buscam se inscrever em novas capacitações. “Os telecentros municipais funcionavam como lan houses. Muitos dos frequentadores que usavam os telecentros para acessar redes sociais, hoje, estão qualificados e empregados”, constata.


O Emprega Piraí promete alcançar ainda mais habitantes, preparando-os para atuar em diversas frentes de trabalho ou para empreender. Ao todo, são disponibilizadas 400 vagas para os cidadãos, que podem frequentar os três telecentros e as três escolas municipais que disponibilizam seus laboratórios para o projeto.


Formação on-line


Para atender cada vez mais alunos, a administração municipal optou por adotar uma ferramenta on-line que permita ao cidadão fazer o curso no momento em que tiver disponibilidade de horário. “A única exigência é que ele faça os cursos nos espaços disponibilizados pela prefeitura”, completa o secretário.


Além da infraestrutura dos telecentros e laboratórios das escolas que fazem parte do Emprega Piraí, os participantes das formações contam com o suporte de monitores e tutores à distância. Em caso de dúvidas, o aluno envia a questão pela ferramenta de comunicação disponibilizada na plataforma e tem a pergunta esclarecida em até 48 horas.


A Prefeitura faz planos para seguir ampliando os resultados e a adesão dos cidadãos ao projeto. Para a primeira fase do Emprega Piraí, foram identificados os cursos mais interessantes para a população. Agora, o objetivo  é aliar a experiência prática a determinados cursos, por meio de palestras com profissionais do mercado, oficinas e visitas a empresas.


O secretário conta que um sistema para mapear os alunos que conquistaram emprego após participar de curso do projeto também está em desenvolvimento. “Como a população é a parte mais interessada nesse processo, temos um canal de comunicação bem ajustado. Dessa forma, acompanharemos as necessidades da população e buscaremos viabilizar o que for necessário para melhor atendê-la”, conclui.


Para implementar o Emprega Piraí, a Prefeitura contratou via licitação a Metasys, responsável pela estruturação dos telecentros. A proposta contemplou desde a infraestrutura à gestão desses espaços.


Leia mais:

Emprega Piraí estrutura telecentros e oferece cursos profissionalizantes

 

Data: 24 de janeiro de 2014
Autor: Gabriela Bittencourt

Fonte: http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/