Notícias

Brasil: Nova Lima abraça a inclusão em suas escolas

Qua, 17 de Junho de 2015 17:07

O Município de Nova Lima, através dos setores de Tecnologia e Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) abraçou o Projeto Escola Inclusiva em parceria com a Imagina. O principal objetivo deste projeto é a melhoria do atendimento educacional especializado (AEE) já realizado pelo município e também pelos professores com funções na área da educação especial. Além disso, pretende também organizar cursos de formação profissional mais especializada para estes profissionais que lidam com a inclusão todos os dias.

 

Turma de professoras construindo cadernos digitais personalizados com o software Aventuras 2

Turma de professoras construindo cadernos digitais personalizados com o software Aventuras 2


A inclusão de alunos com necessidades especiais e/ou com deficiência é uma realidade nas escolas públicas. Existem já várias escolas contempladas com o projeto de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do MEC (Ministério da Educação). O investimento continuado em mais recursos tecnológicos e em programas de formação para os professores que trabalham com a realidade destes alunos e que lutam pela inclusão todos os dias é também responsabilidade de cada município.


Nova Lima tem esta preocupação e disponibilizou para seus professores de educação especial que trabalham nessas SRM e que fazem o AEE (atendimento educacional especializado) nas escolas municipais ainda mais recursos.


Assim, foi feita a aquisição de software inclusivo para os computadores e foi organizado um conjunto de cursos de formação para capacitar os professores na utilização destes softwares e também fornecer estratégias de utilização das tecnologias em contexto escolar.


Softwares Inclusivos


Os softwares da Imagina funcionam como uma ferramenta com o qual o usuário consegue criar e utilizar conteúdos. Os softwares são totalmente editáveis e configuráveis. Eles possuem algumas características que os tornam inclusivos, isto é, conseguem atender um elevado número de usuários:

  • Utilização de símbolos, fotos e imagens
  • Gravação de voz e Síntese de voz
  • Possibilidade de criar, alterar e configurar todos os conteúdos

 

Utilização de software para trabalhar a noção de autoimagem em sala de aula

Utilização de software para trabalhar a noção de autoimagem em sala de aula


Cursos de formação profissional


Os cursos de formação são presenciais e abordam de forma muito prática o software da Imagina.

Além dos conteúdos e ferramentas de cada software, são trabalhadas estratégias diferenciadas e personalizadas de utilização das tecnologias e de metodologias inovadoras para a aprendizagem e comunicação em contexto de sala de aula regular, atendimento educacional especializado e contexto terapêutico, utilizando estes recursos tecnológicos.

 

As professoras participantes do curso sobre o software Symbol LAB construindo atividades

As professoras participantes do curso sobre o software Symbol LAB construindo atividades


Mais notícias sobre os cursos de formação organizados em Nova Lima: