Prefeitura de Monlevade realiza aula inaugural do Projeto UCA

brasao-joao-monlevadeA Secretaria Municipal de Educação deu início na última semana ao Projeto UCA – Um Computador por Aluno, que irá beneficiar alunos e professores dos anos iniciais e finais. A aula inaugural ocorreu na Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas.

Os alunos puderam vivenciar os conteúdos didáticos nos notebooks e fizeram uma prova diferente, sem caneta e papel, por meio dos computadores. Depois de finalizadas pelos estudantes, as avaliações foram enviadas diretamente para o computador do professor, que efetuou automaticamente a correção.

O Projeto UCA foi instituído pelo MEC e objetiva incentivar a utilização das tecnologias de informação, de forma a inserir os beneficiários na inclusão digital, ampliando o processo de inclusão digital escolar e promovendo o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação na rede pública. Ao utilizar da tecnologia no cotidiano escolar, o que se deseja efetivamente é promover o desenvolvimento constante da aprendizagem a partir de um meio de ensino dinâmico que leva alunos e professores para além do espaço físico da sala de aula.

Os computadores conectados em rede podem promover a formação de uma sala de aula virtual, onde o conhecimento flui de forma mais autônoma sob a mediação do professor.

Para as professoras responsáveis pelas atividades com informática na escola, Elaine Mendonça e Margarete Zunzarren, e o Coordenador do Projeto, Fabrício Brandão, as aulas pautadas no uso do computador e da internet representam mais uma possibilidade didática no sentido de contribuírem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, bem como para favorecer momentos de pesquisa e de produção do conhecimento.

Toda a solução educacional do Projeto UCA de João Monlevade foi fornecida pela empresa Metasys Tecnologia, incluindo os serviços de atualização tecnológica, suporte técnico local nas escolas e monitoramento da rede escolar.

 

Fonte: Informações extraídas da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de João Monlevade



Deixe uma resposta