Nova Lima utiliza software Symbol LAB para educação especial

A Prefeitura Municipal de Nova Lima (MG), através do Núcleo de Tecnologia e do Núcleo de Educação Inclusiva, aderiu ao projeto Escola Inclusiva utilizando software da Imagina, através de contrato firmado com a Metasys Tecnologia, representante exclusivo da empresa portuguesa no Brasil.

Eles têm software educacional inclusivo nos computadores das salas de recursos multifuncionais e os professores de educação especial receberam formação pedagógica para aprenderem a utilizar esses softwares, criarem atividades personalizadas para seus alunos e desenvolverem estratégias inovadoras de utilização das tecnologias.

No dia 18 de junho de 2015, voltámos a Nova Lima para reunir com as professoras de educação especial. Os principais objetivos deste dia de formação foram ouvir e compartilhar as experiências de utilização do software com os seus alunos e apresentar a nova versão do software Symbol LAB com todas as melhorias e novas funcionalidades que as professoras sugeriram.

 

 

symbollab-diagrama-b

Algumas telas da apresentação utilizada no curso de Nova Lima

 

As expectativas eram grandes! Foram apresentadas as novas funcionalidades do software e foi feita nova atividade para relembrar conceitos e funções.

 

novalima-28-jul-2015-02c

Troca de experiências e de atividades entre as professoras de Nova Lima

 

A troca de experiências das professoras foi muito enriquecedora:

  • Passaram a utilizar mais o computador que já estava disponível na sala de recursos da escola.
  • Dedicaram mais tempo a criar novas atividades para ajudar no desenvolvimento de competências dos alunos.
  • Experimentaram atividades com os alunos e a sua reação foi muito positiva.
  • Houve alunos que se mostraram mais motivados para aprender.
  • Os restantes alunos da turma ficaram muito curiosos com as novas ferramentas disponibilizadas para os alunos especiais.
  • As professoras comentaram que a formação anterior foi muito boa, mas que um acompanhamento periódico poderia ajudar.


Deixe uma resposta