Onda Verde, pioneira em ensino de qualidade

Em Onda Verde, um município de 4 mil habitantes na região de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, o computador já faz parte do dia a dia da sala de aula da escola da rede pública municipal, que conta com lousas digitais, notebooks, laboratório de informática, telecentro com internet e banda larga gratuita para a população.

A iniciativa de Onda Verde ao lançar o Programa UCA Onda Verde, o primeiro programa com a utilização de laptops em sala de aula do estado de São Paulo é um belo exemplo e já mostra resultado, pois foi considerada recentemente como a 26 ª cidade com melhor ensino no país. A inclusão tecnológica com notebooks para todos os alunos é uma prioridade na Europa, em países como Portugal, e mesmo aqui no Mercosul, no Uruguai, e agora chega a Onda Verde.

A introdução de minicomputadores e lousas digitais em sala de aula em Onda Verde representa um importante avanço no processo de informatização das escolas. Mas a qualidade do ensino depende principalmente do projeto pedagógico e da capacitação de professores.

De acordo com o prefeito de Onda Verde, João Carlos Machado, a proposta é que, em breve, os alunos possam levar para casa os notebooks e acessarem a internet de qualquer ponto da cidade, “Isso vai dar a inclusão digital também para as famílias, poderemos qualificar não só os alunos, mas também os pais”, afirmou João Carlos Machado.

“A implantação do Projeto ‘Um Computador por Aluno’ em Onda Verde, utilizando a solução Metasys, fez com que a cidade saísse de um índice de educação básica – IDEB, de 3,8 para 5,6. A nossa escola é hoje uma escola que não perde para nenhum país de primeiro mundo.”

João Carlos Machado, Prefeito Municipal de Onda Verde, São Paulo

Veja o vídeo do projeto



Deixe uma resposta