Prefeito de Piraí lança programa de capacitação profissional

logo-emprega-piraiO prefeito de Piraí, Dr. Luiz Antonio (PSB) lançou, na noite desta quarta-feira (04/09/2013), o programa de capacitação profissional ‘Emprega Piraí – Qualificando hoje o trabalhador de amanhã’. São mais de 70 cursos profissionalizantes gratuitos, para maiores de 16 anos, ao todo serão mais de 400 vagas em 20 cursos. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito, Chiquinho Perota (PMDB), secretários municipais e de vereadores.

Até a noite desta quarta-feira, a Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia de Piraí tinha recebido 210 inscrições. No caso das inscrições superarem o número de vagas, haverá sorteio.

Os cursos serão ministrados em plataforma online, com cargas horárias variando de 4 a  80 horas, nos telecentros de Piraí (Casa do Futuro, na Casa Amarela), Santanésia, Arrozal, Cacaria (Colégio Aurelino Gonçalves Barbosa) e Varjão (Escola Rosa Carelli).  Desta forma, a população de Piraí poderá  se capacitar e se preparar melhor para o mercado de trabalho.

O secretário de Planejamento, Osni Silva, explicou, durante a apresentação do programa, o motivo para utilizar os telecentros. “Foi feito uma pesquisa e, constou que 90% das pessoas iam ao telecentro para acessar rede social ou jogos. E, a nossa proposta, é fazer a pessoa explorar melhor os telecentros com acesso a internet. Nada melhor do que oferecer cursos profissionalizantes, por isso dessa nossa proposta” disse Osni.

Ainda de acordo com Osni, os profissionais que existem nos telecentros vão orientar as pessoas a acessar a plataforma online. “Desde jovens a pessoas da terceira idade. Todos terão a oportunidade de se qualificarem profissionalmente” frisou Osni, satisfeito com a procura pelo curso.

Prefeito enfatiza importância de qualificar os jovens

Ao comentar a realização dos cursos, o médico socialista Dr. Luiz Antonio listou três pilares que ele classificou como importante. Primeiro pelo método, segundo, o fato da pessoa aprender alguma especialidade e, por fim, a possibilidade de ter uma melhor qualificação em uma eventual entrevista de emprego.

Esses cursos dão uma gama de oportunidade muito grande. Primeiro o método, ele obriga a pessoa a ir ao telecentro fazer o curso, com isso, a pessoa adquira o hábito de estudar. Se criar esse hábito saudável de estudar é um grande candidato aos cursos do nosso Cederj. Segundo, a pessoa começa a aprender alguma coisa a mais. Terceiro, quando essa pessoa for se candidatar a uma vaga de emprego vai sair na frente pelo fato dela ter no currículo alguma especialidade. Hoje as empresas não querem uma pessoa que não sabe nada, mas sim, pessoas com alguma especialidade” comentou o prefeito, ressaltando o número de inscritos até o momento – 210.

Dr. Luiz Antonio disse, ainda, que a Prefeitura de Piraí está organizando o telecentro do bairro da Jaqueira onde também receberá os cursos.

Para implementar o Emprega Piraí, a Prefeitura contratou via licitação a Metasys Tecnologia, responsável pela estruturação dos telecentros, fornecimento dos softwares e da plataforma Ambiente de Ensino Virtual e dos cursos profissionalizantes. Além disso, a Metasys prestou serviços de capacitação, suporte técnico e monitoramento os telecentros, através da Central de Monitoramento.



Deixe uma resposta