Prefeito Paulo Mustrangi entrega netbooks em escola em Petrópolis

petropolis-brasao

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, entregou, na noite da última quinta-feira, 30 de maio, 249 netbooks para os alunos matriculados do sexto ao nono ano da Escola Municipal Battailard. Essa foi à segunda unidade beneficiada com os microcomputadores que fazem parte do programa Petrópolis Inteligente – iniciativa do governo municipal que tem como objetivo erradicar a exclusão digital dos estudantes por meio de conteúdos educacionais pedagógicos que utilizam a tecnologia como referência.

Durante o evento, Mustrangi destacou que “essa entrega é um marco revolucionário na educação do nosso município. Quando assumimos a prefeitura, nenhuma escola da rede era informatizada e, hoje, 123 unidades já são capacitadas com laboratórios do ProInfo. A entrega desses 13.400 netbooks adquiridos pela prefeitura vem complementar a visão de Petrópolis como pólo tecnológico, já que é uma oportunidade única das crianças se familiarizarem com as novas tecnologias”.

Com relação aos avanços na área da educação, Mustrangi lembrou da recente reinauguração do município, o CEI André Vanzan.

“Inauguramos nesta semana a maior creche do município e, ainda vamos inaugurar o CEI da Posse, Independência, CEI Carolina Amorim na Estrada da Saudade e o Centro de Referência em Educação, na antiga faculdade de Medicina, que constituem as maiores obras de todos os tempos feitas na cidade. Tudo isso, meus amigos, vem de encontro com a nossa política de dobrar o número de crianças matriculadas em creches. Já fizemos isso e vamos fazer muito mais. Aproveitem crianças, esses nets são de vocês”, afirmou Mustrangi.

Para Daniele da Silva, mãe da aluna Carolina Elisa, matriculada no sexto ano da escola, o netbook ajudará no desenvolvimento da criança.

“O mundo está informatizado. Quem não tiver oportunidade de conhecer as novas tecnologias, ficará para trás e, isso pode se refletir mais tarde, quando minha filha entrar no mercado de trabalho. Estou muito feliz e agradecida”, contou.

O presidente da Associação de Moradores do Battailard, Antônio de Freitas Alcântra, pai da aluna Jussara Ribeiro, o net é mais uma ferramenta pedagógica. “Vai ajudar nos estudos das crianças. Elas estão felizes e nós também”, disse.

O programa criado por Mustrangi denominado “Petrópolis Inteligente”, engloba, além dos netbooks, a implementação das salas do ProInfo, e o novo Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT), com a instalação do Ecocentro, que faz o recondicionamento de equipamentos eletrônicos doados pela população, do Centro de Treinamento Tecnológico (CTT), do Centro de Treinamento Multiplicador (CTM) e dos Telecentros Comunitários.

No primeiro lote de entregas, do netbooks, foram selecionadas 29 escolas municipais com mais de 190 alunos matriculados do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que receberam laboratórios do ProInfo Urbano e têm acesso à internet através do Programa Banda Larga do Governo Federal. A próxima entrega será feita amanhã, 01 de junho, na Escola Municipal Rubens de Castro, na Vila Felipe. A unidade vai receber cerca de 500 netbooks.

“O trabalho de inclusão digital feito dentro das escolas municipais é de suma importância para manter os alunos na realidade atual, que é de evolução na área tecnológica. Estou muito satisfeita com o andamento do projeto. Vale à pena ressaltar que esse é um programa de governo que vai ter continuidade durante todo o ano”, disse a secretaria de Educação, Claudia Quintanilha.

Também participaram do evento o secretário de Ciência e Tecnologia, Robson Cardinelli; o secretário de Obras, Stênio Nery; a subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portílio; o Coordenador da Defesa Civil, Coronel de Paula, além de lideranças comunitárias da região.

Objetivos do ProUca

O Programa Um Computador Por Aluno (ProUca) é um programa de governo federal em parceria com as prefeituras de todo país que, além de garantir a inclusão tecnológica em todas as bases da população, vai permitir a capacitação dos professores através de cursos.

O programa também desenvolve novas práticas pedagógicas, enriquecimento do processo de aprendizagem, ampliação das condições de formação do professor e apoio à capacidade de gestão da escola.

Outro objetivo é alcançar a inclusão digital dos alunos da rede pública, preparando-os para o mercado de trabalho e colaborando com a ideia de Petrópolis – Tecnolópolis, ou seja, uma cidade inserida no contexto de inclusão digital.

O ProUca foi criado pelo Decreto Federal, nº 7243, de 26 de julho de 2010, editado pelo então  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inserido no programa Federal de Inclusão Digital. A Metasys Tecnologia é responsável pelo fornecimento de todo os softwares dos netbooks dos alunos, dos notebooks dos professores e dos servidores das escolas, que compõem a Solução Educacional Metasys do Programa Petrópolis Inteligente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Petrópolis



Deixe uma resposta