Prefeitura de Teresina entrega tablets para alunos e professores de escola

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, entregou, na manhã desta sexta-feira (29), 702 tablets do Projeto UCA – Um Computador por Aluno -, para professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Eurípides de Aguiar.

 

O objetivo é utilizar os aparelhos eletrônicos em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo como meta promover a inclusão digital nas escolas da prefeitura mediante a aquisição de computadores portáteis, com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino/aprendizagem.

Inicialmente o programa atenderá a 5 mil alunos das Escolas Municipais Eurípedes de Aguiar, Simões Filho, Professor Camillo da Silveira Filho, Parque Piauí, Itararé, Manoel Paulo Nunes, Valter Alencar e Maria do Socorro Pereira. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) pretende implantar o programa em todas as unidades de ensino.

Firmino Filho destacou a importância e o compromisso com a educação para o futuro da população teresinense. “É através da educação que podemos melhorar a vida da população. Nosso compromisso é com uma educação municipal de qualidade com ferramentas avançadas, onde nossos alunos possam interagir com os professores. Estaremos trabalhando cada vez mais com ações que possibilitem o avanço do ensino público, massificando a educação para qualificar o futuro da criançada”, expôs.

O secretário municipal de Educação, professor Kleber Montezuma, disse que esta é a forma de fazer com que as escolas deixem a era analógica e passem a trabalhar na era digital. “Estamos vivendo em um mundo digital, onde os jovens estão conectados a uma rede de informação com uma variação de tecnologia. É necessário trazer as escolas para essa era digital, onde professores e alunos possam juntos criar conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, buscando novos conhecimentos e estimulando o dinamismo”, explicou.

Segundo Irene Lustosa, secretaria Executiva da Semec, este é um momento histórico por possibilitar para os alunos o contato com uma ferramenta que irá influenciar no desenvolvimento acadêmico de cada um. “Nosso compromisso é ampliar o programa para todas as escolas municipais, possibilitando que nossos alunos aumentem seus conhecimentos através dessa ferramenta tecnológica. Agora as aulas serão mais interativas e acessíveis”, disse.

Para trabalharem com os tablets, os professores da escola participaram de capacitação envolvendo conceitos relacionados ao uso dos equipamentos educacionais em sala de aula, bem como a prática do professor no contexto da escola, a pesquisa, o compartilhamento das experiências, a reflexão sobre a prática e a produção do conhecimento.

“Nossas expectativas são grandes. Essa é uma ferramenta a serviço da educação, fornecendo um ganho no aprendizado de nossos alunos, onde colheremos bons frutos até o final do ano”, disse Itamar Gomes, diretor da Escola Municipal Eurípides de Aguiar.

Leonardo Vinicius Santos Filho, aluno da escola, falou da alegria que está sentindo. “Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento único. Poder estudar com a ajuda do computador é algo que irá me dar a oportunidade de aprender de forma mais diversificada e interativa. Algo que eu imaginava acontecer apenas em escolas particulares”, comentou.

 

Fonte: www.teresinafm.com.br



Deixe uma resposta