Professores do Projeto UCA Palmas recebem capacitação

Lançamento do Projeto UCA

classmate-pc-1-5O Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday, Palmas (TO) recebeu em 29 de março de 2007 a visita do assessor especial da Presidência da República, José Luiz Maio de Aquino para o lançamento do Projeto UCA Palmas – “Um Computador por Aluno” nesta Unidade Escolar, uma das cinco unidades escolhidas, em todo o país, para a experiência piloto.

No Tocantins a experiência do uso de um computador por aluno está sendo realizada com todos os alunos da escola, o que diverge das outras experiências onde apenas uma parcela dos alunos foi atendida.

O Projeto UCA Palmas, coordenado pela professora Leila Ramos, iniciou a fase de implementação com a articulação e formação das equipes de trabalho. Dentre as atividades realizadas estão: reuniões com a equipe gestora e professores do Colégio Dom Alano para discutir as possíveis mudanças na rotina escolar e estratégias de trabalho; encontros com técnicos da SEDUC e técnicos da Diretoria Regional de Ensino-DRE com o objetivo de inserir estes profissionais no processo de desenvolvimento do projeto; encontros com representantes de Universidades locais para divulgar o projeto e propor parcerias. A professora Leila Ramos participa regularmente das reuniões técnicas do Grupo de Trabalho – GTUCA/MEC formado pelos professores Doutores e Especialistas das Universidades parceiras do projeto.

Formação de Multiplicadores e Técnicos

O foco inicial dos trabalhos foi a formação pedagógica de professores-multiplicadores e técnicos envolvidos com o projeto, para posteriormente iniciar a formação dos professores da escola.

As atividades de implementação do projeto na escola intensificaram-se com reuniões e oficinas. A coordenadora do projeto com sua equipe de apoio ministrou oficinas para familiarização da equipe gestora com os netbooks educacionais, os classmate PCs. Além disso, selecionou alunos para atuarem como monitores. A escolha dos alunos foi feita através de votação, em cada turma. Após a seleção, os alunos também participaram de uma oficina com os classmate PCs.

Com o objetivo de formar os multiplicadores para atuarem na formação de gestores e professores da escola, foi realizado o Curso Projeto UCA Tocantins – Formação dos Multiplicadores, para os gestores da escola, professores-multiplicadores do NTE, técnicos da SEDUC e técnicos da DRE de Palmas.

Os professores da escola participaram de Formação Continuada onde recebem capacitação de 40 horas, ministrada pela Metasys Tecnologia, para trabalhar com os classmate PCs utilizando o sistema operacional Metasys Netbook, o sistema de gestão de sala de aula v-Class, o sistema de controle de acessos PolicyControl e o site educacional Aprenda Brasil. Para otimizar o tempo e proporcionar maior aproveitamento, os professores divididos em grupos participam das oficinas em ambientes diversos. No mesmo ambiente, em clima de aprendizagem e trocas de ideias deu-se início ao planejamento das atividades para o uso dos netbooks na sala de aula e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico da escola.

Além da capacitação dos professores, a Metasys Tecnologia realizou treinamento para os técnicos de suporte da escola e da SEDUC sobre o uso e configuração do servidor Metasys School Server.

 

Informações e fotos extraídas de: http://projetoucapalmasto.blogspot.com.br

 



Deixe uma resposta