Professores recebem capacitação para usar notebooks

Professores da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo receberam notebooks distribuídos pela Prefeitura e capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A ação é inédita em Minas Gerais e a entrega dos equipamentos ocorreu na Casa do Aprender, na última semana, com presença e incentivo do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho.

A partir de agosto, todos os alunos da rede municipal vão receber um computador e, por isso, os educadores passam por treinamento. A ação é considerada pioneira no Estado devido ao software inovador que permite trabalhar todas as disciplinas da grade curricular.

O investimento estimado em R$ 6 milhões é visto com otimismo pelo prefeito Antônio Carlos. “Computador todos têm, mas passa a ser uma ferramenta nova para a nossa educação. Este não é um projeto político e sim uma ferramenta pedagógica. Nada melhor do que investir em educação porque estamos formando uma nova geração. Somos referência em educação na região e por que não ser referência em Minas e no Brasil? Tenho certeza de que este será um projeto vencedor”, afirma.

 

uca-sao-goncalo-24-jul-2014-02a

Professores de São Gonçalo recebem capacitação em Tecnologia da Informação

 

A capacitação foi ministrada pela mestranda em Educação Tecnológica, Eliane Mercês Vicente. O curso contempla vários tópicos como os recursos disponíveis no notebook dos professores e alunos, estudo de software de gerenciamento de conteúdo para sala de aula, todos os aplicativos operacionais sugeridos pelo MEC, entre outros tópicos.

O software utilizado (Metasys) permite que o professor prepare aulas e ministre os conteúdos de maneira organizada e coordene as atividades do aluno. A biblioteca digital disponível nos computadores dos alunos contempla mais de 12 mil conteúdos digitais. “A Prefeitura de São Gonçalo aderindo às tecnologias na sala de aula está ao mesmo tempo preparando os profissionais que o século XXI exige e qualificando os professores para conversar com esses alunos na mesma linha de pensamento”, destaca Eliane.

O projeto visa promover melhorias na aprendizagem dos alunos e mais motivação aos educadores. “Estamos melhorando cada vez mais a educação de São Gonçalo e com isso ajudamos a melhorar a educação do Brasil”, avalia a secretária de Educação, Glória Pessoa.

 

Fonte: Portal da Transparência de São Gonçalo do Rio Abaixo

 



Deixe uma resposta