Projeto Escolas em Rede

Melhorar o índice de informatização de suas escolas, garantindo que as comunidades excluídas tivessem as mesmas oportunidades que as áreas mais desenvolvidas. Essa era a principal missão do projeto Escolas em Rede, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais com apoio da Intel® e da Metasys Tecnologia. Iniciado em 2004, o projeto foi implantado em cerca de 4.000 escolas, que contavam com aproximadamente 170 mil professores e 2,5 milhões de alunos, em todos os 853 municípios do estado.

O programa “Escolas em Rede” foi desenvolvido com o objetivo de oferecer infraestrutura tecnológica para estudantes e professores dos municípios de Minas Gerais. A partir daí, desenvolveu-se uma solução que conecta todas as escolas públicas à Internet, além de interligá-las entre si e com a Secretaria de Educação do Estado. Além disso, foi criado um sistema de gestão escolar com acesso simplificado às informações seguras, bem como um conjunto de projetos educacionais para capacitar estudantes e professores por meio da web.

Como solução tecnológica, o governo adquiriu, para cada escola, um servidor com plataforma tecnológica Intel® e desktops com processador Intel® Celeron sem disco rígido. Esses computadores foram instalados com a Solução Educacional Metasys no laboratório, na biblioteca e na área administrativa das escolas.

A solução Metasys implantada tem como base a utilização de software aberto, não apenas do sistema operacional Linux, mas também de aplicativos para as áreas administrativa e pedagógica.

Após um período de análise exaustiva de soluções disponíveis no mercado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais entendeu que poderia, utilizando produtos Metasys, iniciar o seu projeto de inclusão digital das escolas mineiras com melhor relação custo/benefício, disponibilizando um ambiente completamente integrado, que possibilita a gerência e administração da rede de todo o Estado de forma remota, via web.

“Um dos principais aspectos definidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais era encontrar uma solução que aliasse eficiência, segurança e redução de custos no processo de informatização das escolas estaduais”, comenta Paulo Neuenschwander Maciel, Presidente da Metasys Tecnologia, reforçando a importância da relação custo-benefício para o governo.

Para garantir que a nova tecnologia implementada seja capitalizada ao máximo e incorporada ao sistema educacional, o governo de Minas Gerais investiu em um programa de treinamento para capacitar professores, estudantes e gestores. Como parte do apoio ao programa, a Intel® patrocinou o Intel Educação para o Futuro, uma série de cursos para a capacitação de educadores de MG, cujo objetivo é treinar os professos a integrar efetivamente o uso da tecnologia aos cursos pedagógicos utilizados em sala de aula. No mundo todo, o programa já capacitou mais de três milhões de profissionais, sendo que mais de 57 mil somente no Brasil.

“No projeto “Escolas em Rede”, a gestão da rede escolar é muito mais simples e segura. Nós fizemos uma análise cuidadosa de custos e qualidade técnica e concluímos pelo software livre, com a Solução Metasys.” 

Ivan Moura Campos, Consultor, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

 

minas-logologo-escolas-em-rede

 

Veja o vídeo do projeto