Projeto Matematicando: Matemática lúdica com o classmate PC

Durante os meses de agosto e setembro de 2011, as professoras da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Monteiro Lobato (EMEIF Monteiro Lobato) vivenciaram ações do Projeto Matematicando, que tem como justificativa desenvolver capacidades significativas de aprendizagens aos seus alunos e para isso proporcionar através de ações do projeto, o contato dos mesmos com a matemática lúdica.

Concluído o projeto, a EMEIF Monteiro Lobato foi às ruas e desfilou no dia 07 de outubro de 2011, levando cartazes e muita satisfação de alunos e educadores, deixando pais de alunos e toda a comunidade orgulhosos do trabalho que aqui vem sendo desenvolvido.

 

uca-fortaleza-matematicando-03a

 

Muitas atividades foram desenvolvidas com o laptop do Programa Um Computador por Aluno, como:  operações aritméticas no TuxMath e jogos em flash contidos em uma pasta previamente preparada e colocada no laptop. Esta pasta atende a todas as séries e contém jogos que proporcionam a aprendizagem de conteúdos de forma lúdica, atendendo aos objetivos do referido projeto.  O laptop educacional, uma das ferramentas utilizadas nas atividades diárias da escola, recebeu destaque com os alunos do 3º ano da professora Aurélia Medeiros e os monitores de informática, alunos do 5º ano da professora Simone Moraes.

O laptop educacional do Projeto UCA utiliza o sistema operacional Metasys Netbook, baseado no Linux, e possui dezenas de aplicativos pedagógicos já instalados, como o TuxMath, utilizado nesse projeto.

 

Fonte e fotos: ucaemeifmonteirolobato.blogspot.com.br



Deixe uma resposta