Projeto Solução Educacional Integrada Bahia

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC/BA) tem organizado suas ações fundamentadas em princípios de qualidade e equidade em educação e para tanto tem se orientado por desafios amplos e gerais presentes na Educação Básica. Nesse sentido, a SEC/BA está implantando uma solução integrada de software que permite o acesso a conteúdos digitais educacionais por professores e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem nas escolas.

Essa solução integrada cria a possibilidade de interações online que auxiliem na mediação dos processos de ensino-aprendizagem nas escolas, estimulem as trocas de conhecimento e a realização de ações colaborativas nas escolas. Assim é possível manter uma página local da escola que possibilita o compartilhamento de informações, serviços e conteúdos entre a comunidade escolar e a Secretaria, bem como realizar formação, avaliação, manutenção e suporte ao uso dos conteúdos, mídias e tecnologias digitais educacionais nas escolas.

O projeto traz um caráter de inovação na introdução e efetiva utilização das novas tecnologias no ambiente educacional que possibilita um processo de tomada de decisão mais dinâmico através da visão sistêmica da rede e a superação dos obstáculos das atuais condições estruturais para o alcance da inclusão digital e social da sociedade.

A Solução Educacional Integrada incorpora os vários componentes necessários à implantação de um ambiente educacional integrado e completo e que tem como objetivo modernizar os ambientes escolares do Estado da Bahia, a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico, que possibilitam a dinamização da abordagem dos conteúdos de modo a estimular e ampliar o interesse do aluno pelo aprendizado, além de facilitar e favorecer a execução do trabalho educativo dos professores.

A solução proposta permite a distribuição e uso de conteúdos, mídias e tecnologias digitais por professores, estudantes, funcionários, dirigentes e comunidade, para fins educacionais, de gestão e de comunicação no ambiente escolar. Visa aumentar o uso de tecnologia nas escolas, proporcionando, através da capacitação dos professores e gestores na utilização dos recursos e ferramentas, um melhor desempenho com o desenvolvimento de uma nova geração de alunos. Busca a construção de uma nova cultura de aprendizagem que prioriza a formação do estudante para a vida, possibilitando sua proximidade aos processos tecnológicos.

A solução integrada, desenvolvida pela Metasys Tecnologia, é baseada em uma arquitetura de multicamadas, de forma a possibilitar a integração de todos os seus componentes, possibilitando que aplicativos em dispositivos computacionais móveis (tablets, notebooks, netbooks e smartphones) e legados (laboratórios escolares e projetores interativos) possam estender os recursos de interatividade da solução de software.

Os equipamentos para uso por professores e estudantes interagem com os recursos disponíveis nos servidores das escolas, através de rede de computadores cabeada existente nos laboratórios escolares e sem-fio (wireless), disponíveis na sala dos professores. Os servidores das escolas têm acesso, através de conexão banda larga aos servidores centrais, responsáveis pela distribuição e atualização de softwares e conteúdos, assim como pelo monitoramento de toda a rede escolar.

A solução integrada deverá suportar a totalidade das Unidades Escolares mantidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, hoje em número de 1.400 escolas. O acesso dos professores e estudantes em número de 48.000 e 924.000 respectivamente, condicionado a adequação, pela SEC/BA, da plataforma de Comunicação, Processamento e Armazenamento de Dados.

SEC-BA logo