Emprega Piraí

Desafios

Em 2009, o Ministério das Comunicações doou, para quase todos municípios brasileiros, telecentros para inclusão digital, através do programa Telecentros Comunitários. Cada município recebeu um ou mais kits, cada um composto de 10 desktops, servidor, impressora, câmera IP, access point e mobiliário, através de convênios assinados com as prefeituras.

No entanto, com o passar do tempo, alguns telecentros foram ficando subutilizados, principalmente devido à falta de conteúdo que pudesse atrair o cidadão. Em Piraí (RJ), por exemplo, 90% dos frequentadores usavam os telecentros apenas para acesso às redes sociais e jogos. Assim, o grande desafio da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Piraí era transformar seus telecentros em células atrativas para a comunidade local e, através delas, buscar incrementar o desenvolvimento socioeconômico do município fluminense.

A Metasys Tecnologia, que já havia fornecido os sistemas operacionais dos telecentros, através de pregão vencido pela Positivo Informática, e também era fornecedora da solução educacional utilizada nas escolas municipais (vide Projeto UCA Piraí), foi então escolhida e contratada para fornecer uma plataforma de educação virtual.

O foco da solução da Metasys está na transformação destes espaços públicos, os telecentros, em Centros de Capacitação Profissional, de forma a buscar a melhoria dos níveis de empregabilidade dos munícipios. Nestes Centros, utilizando a infraestrutura já existente, seriam disponibilizados diversos cursos de formação profissionalizante, o que ajudaria os cidadãos a terem maior competitividade na busca de oportunidades de trabalho. Desta visão, de agregação de maior valor aos telecentros existentes, nasceu o projeto Emprega Piraí.

O Emprega Piraí é um projeto de gestão do conhecimento que, através da oferta de cursos profissionalizantes que atendam às necessidades das comunidades do município, desenvolve a qualificação profissional do cidadão, abrindo para ele novas possibilidades de melhoria de vida e de oportunidades de trabalho e emprego. A gama de oferta de cursos é vasta. São mais de 70 cursos oferecidos, tais como, curso de formação de operador de caixa, recepcionista, operadora de telemarketing, camareira, além de vários outros em áreas técnicas. Os cursos são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Piraí.

Tecnologia adotada

Com base na experiência da Metasys Tecnologia, foi formatada uma oferta de melhoria da infraestrutura e dos serviços para serem disponibilizados nos telecentros existentes, envolvendo atualização dos softwares e acréscimo de novos recursos. Como parte da solução adotada foi implantada uma Central de Monitoramento, utilizando o Metasys Monitor Central, que permite total controle e gestão remota sobre o ambiente tecnológico dos telecentros.

vertical-logoImplantado também um ambiente de educação virtual – EduVirtual, uma plataforma de ensino à distância (EAD) completa, com dezenas de cursos de formação profissionalizante, voltados para usuários iniciantes, acompanhada de um sistema de gestão de ensino, que permite o acompanhamento do aluno, desde a matrícula até a certificação, possibilitando ainda que o mesmo possa manter seu histórico de acessos e cursos feitos. A plataforma de ensino à distância implantada no projeto foi desenvolvida pela empresa parceira da Metasys, a Vertical Tecnologia.

Os cursos foram organizados em três grades: (1) Inclusão Digital, Social e Formação Cidadã, (2) Qualificação Profissional e (3) Qualificação Básica Profissional da Cadeia Produtiva do Turismo, com cargas horárias que vão de 4 a 80 horas. Conheça o Catálogo de Cursos Interativos.

Como em Piraí já existia uma rede de computadores com conexões de alta velocidade, interconectando o CPD do município aos diversos órgãos e escolas, a estrutura do projeto possibilitou a centralização de todos os servidores dos telecentros, o que facilitou ainda mais a gestão do ambiente implantado. Assim, a Metasys Tecnologia instalou neste CPD um servidor central, contendo todos os seus softwares de gerenciamento, monitoramento e conteúdos profissionalizantes, e esta plataforma foi disponibilizada para os telecentros via o portal EMPREGA PIRAÍ.

A solução implantada garantiu o funcionamento do sistema de gerenciamento de cursos online, em regime 24×7 (vinte e quatro horas, por sete dias na semana) e possibilitou a atualização tecnológica remota e o suporte para a utilização da plataforma de ensino e aprendizagem, através de atendimento no horário comercial.

Como parte do escopo da contratação, que se deu por processo licitatório, a Metasys Tecnologia promoveu a formação dos monitores dos telecentros, que foram capacitados para dar todo apoio local aos alunos dos cursos profissionalizantes. Em apenas um mês após a contratação, a plataforma de software estava instalada e poucas semanas depois, já estava no ar o site EMPREGA PIRAÍ, disponibilizando a plataforma de educação virtual EduVirtual.

Diferenciais

A solução da Metasys Tecnologia para os telecentros oferece cursos simples e de fácil acesso para o usuário, e muito vai além da disponibilização de um ambiente tecnológico e de formação profissionalizante. Ela também possibilita a criação de novos cursos, muitas vezes específicos para uma comunidade ou com demanda especial para um município. A Metasys Tecnologia, em parceria com a prefeitura ou empresas e entidades que possam atuar como patrocinadoras, pode criar novos cursos. Assim, toda a sociedade participa e se apodera do projeto, tornando-o mais próximo e aderente às necessidades do município.

Resultados

Seis meses após a implantação do projeto, já haviam sido inscritos mais de 300 participantes que se certificaram em cerca de 230 cursos. Isto mudou a rotina dos telecentros, que antes eram usados apenas para acessos à Internet, trazendo um aumento da audiência e o surgimento de diferentes perfis de usuários, que passaram a se inscrever nos cursos profissionalizantes oferecidos. Toda essa crescente movimentação trouxe uma clara percepção de melhoria dos serviços públicos oferecidos pelo governo municipal.

Também as escolas que participam do projeto tiveram um aumento de usuários e a comunidade no entorno delas passou a enxergá-las como um ambiente público mais integrado e comprometido com os anseios da comunidade.

Principais benefícios do projeto

O projeto Emprega Piraí tem como meta ampliar cada vez mais o número de participantes, preparando-os para atuar em diversas frentes de trabalho ou para empreender, que podem frequentar os três telecentros e as três escolas municipais que disponibilizam seus laboratórios para o projeto.

A Prefeitura faz planos para seguir ampliando os resultados e a adesão dos cidadãos ao projeto. Na primeira fase do Emprega Piraí foram identificados os cursos mais interessantes para a população. A partir de 2014, o projeto passou a aliar o conhecimento teórico de alguns cursos com experiência prática, por meio de palestras com profissionais do mercado, oficinas e visitas a empresas. Outra ideia implementada com sucesso foi a abertura de vagas para que participantes de empresas pudessem fazer os cursos em outro ambiente, fora dos telecentros. Além disso, foi implementada uma política na qual o cidadão que se matriculasse e realizasse pelo menos um curso no telecentro, teria a opção de acesso e realização de novos cursos também de casa ou do trabalho. Essa política expandiu ainda mais os horizontes do projeto Emprega Piraí.

anuario-ti-governo-2014-seloOs resultados do projeto Emprega Piraí foram tão relevantes que a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Piraí e a Metasys Tecnologia receberam o Prêmio TI & Governo 2014, como reconhecimento pelo do seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico do município fluminense. O prêmio utiliza critérios como: caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos para avaliar e premiar empresas e órgãos públicos que se destacaram na Tecnologia de Informação com implantação de projetos eletrônicos no país.

“O Programa Emprega Piraí conquistou um prêmio do Governo Federal, sendo considerado um dos 20 melhores projetos de inclusão digital do Brasil, no ano de 2013. Como o município já tem uma cobertura bem maior de Internet para acesso residencial estamos estudando uma nova modalidade do projeto, onde as pessoas poderão participar dos cursos gratuitos de qualificação profissional nos telecentros e, também, de suas casas. Isso amplia os horizontes e possibilidades do projeto Emprega Piraí, atingido plenamente o seu objetivo de ampliar as possibilidades de melhoria de vida e oportunidades de trabalho e emprego.”

Osni Augusto Souza da Silva, Secretário de Ciência e Tecnologia de Piraí

Veja o vídeo do projeto

O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.