Projeto UCA Araucária

Visão

Em 2009, o prefeito de Araucária, no estado do Paraná, Brasil, teve a visão de que, a fim de desenvolver o município, seria obrigatório investir em educação, tornando, assim, possível o desenvolvimento de uma nova geração de estudantes a serem preparados para o desafios e competição da vida.

O Projeto UCA Araucária – Projeto Um Computador por Aluno de Araucária – foi desenvolvido objetivando oferecer a crianças e jovens de Araucária todas as oportunidades possíveis para a descoberta e experimentação. O projeto baseia-se em três construtores básicos: criatividade, inovação e tecnologia, que são ligados ao ambiente escolar, porque é nesse ambiente que os alunos desenvolvem conhecimentos, habilidades e competências para a vida. Seria, portanto, necessário melhorar o desempenho das instituições de ensino e de professores, para garantir uma preparação mais adequada dos estudantes para enfrentar o futuro.

A tecnologia é a chave para a produção e desenvolvimento de tais habilidades necessárias para o século 21. Os processos de aprendizagem em que cada estudante está equipado com um netbook é o ambiente ideal para o desenvolvimento de uma nova geração de crianças e um ponto de partida para o desenvolvimento da sociedade.

Mas, o uso da tecnologia para melhorar a educação requer mais do que simplesmente colocar computadores nas salas de aula. Os alunos precisam se envolver. Os professores precisam de uma tecnologia que pode ser facilmente integrada ao currículo e necessitam de treinamento para usá-la. As escolas precisam rever a metodologia de ensino e o conteúdo disponível, de forma a adequá-los para apoiar as novas atividades pedagógicas a serem desenvolvidas.

Sobre esta visão, o município de Araucária implementou o projeto, que tem como objetivo a implementação de uma “solução completa e de baixo custo”, capaz de suportar a adoção de um sistema de ensino baseado em um computador por aluno.

Desafios

  • Desenvolvimento de uma nova geração de estudantes

Contribuir para a construção de uma sociedade sustentável através do desenvolvimento de competências, habilidades, valores e sensibilidades, considerando os diferentes grupos sociais e conhecimento dos sujeitos da educação. Isso significa o desenvolvimento das seguintes habilidades: pensar criticamente; fazer julgamentos; resolver problemas complexos, multidisciplinares e abertos; e desenvolver o pensamento criativo e empreendedor.

Outras habilidades importantes para a nova geração de estudantes incluem aprender como se comunicar e colaborar com colegas, usando a tecnologia, fazendo uso inovador de conhecimentos e informações, criando novos serviços e produtos, desenvolvendo responsabilidades cívicas, e aprender a fazer escolhas sábias.

  • Uso mínimo de tecnologia nas escolas públicas

Permitir aos alunos e educadores da rede pública de ensino a utilizarem um computador portátil, a fim de expandir o seu acesso à informação, desenvolver habilidades de produção, adquirir novos conhecimentos, expandir a sua inteligência, e participar na construção coletiva do conhecimento. A tecnologia é uma ferramenta indispensável para a escola, assim como lápis foi para outras gerações. A questão de custo é imperativa nas escolas públicas.

  • Melhorar o desempenho das escolas

Inovar o sistema público de ensino, a fim de melhorar a qualidade da educação com equidade. Portanto, para isso, é necessário melhorar o desempenho das instituições de ensino e capacitar os professores, para buscar a elevação do nível de qualidade do ensino nas escolas.

Metasys no Projeto

O núcleo da solução implementada são os netbooks educacionais, classmate PC, desenvolvidos com a tecnologia Intel e a solução de software da Metasys Tecnologia. Os classmate PCs são netbooks com a funcionalidade de desktops, robustos, acessíveis e orientados para os alunos. Estes netbooks oferecem maneiras atraentes e interativas para os alunos absorverem a informação e criar conteúdo.

A Metasys Tecnologia foi responsável por fornecer a solução educacional para o projeto, composta por: sistema operacional (Metasys Netbook, para os classmate PC; Metasys School Server, para os servidores das escolas), aplicativos educacionais (EduSyst), software de gestão de sala de aula (v-Class), software de gestão de acesso (PolicyControl), controle antifurto (Theft Control) e sistema de monitoramento (Metasys Monitor). Além disso, a empresa prestou serviços de implantação, suporte técnico, monitoramento da rede escolar e de capacitação de professores e técnicos, necessários para usar, suportar e manter o ambiente tecnológico do projeto.

A principal proposta da Metasys Tecnologia para Araucária foi a de fornecer um ambiente robusto, seguro e de fácil uso, utilizando os melhores recursos tecnológicos disponíveis, possibilitando assim a criação de um sistema de aprendizagem com perfeita integração entre tecnologia e conteúdo.

Resultados

O Projeto UCA Araucária possibilitou a criação de uma nova atmosfera onde os professores e estudantes, podem trabalhar em conjunto, sempre com foco na inovação, desafios e colaboração. Os componentes de software da solução Metasys permitiram uma interação fácil, poderosa e criativa entre os professores e seus alunos, propiciando incontáveis maneiras para difundir o conhecimento, experiência e sabedoria.

O uso da plataforma Metasys e do sistema operacional Linux rodando em plataformas Intel foi fundamental para atingir os custos totais previstos para projeto, dentro dos limites do orçamento municipal. Além disso, o ambiente de software de código aberto ofereceu flexibilidade para os alunos e professores e melhorou a capacidade de desenvolvimento de novas práticas na sala de aula.

O sistema educacional de Araucária acelerou e simplificou a introdução da Tecnologia da Informação para uma geração completa de alunos. Os processos de aprendizagem, em que cada estudante está equipado com um netbook, mostrou-se ser um ponto de partida para o desenvolvimento da sociedade.

O objetivo é aprimorar o ensino de uma forma mais moderna oferecendo novas ferramentas aos professores. A escola não pode viver somente de giz e apagador, quando a tecnologia faz parte da vida dos nossos alunos, seja no celular ou em lan houses.”

Maria José Destrich, Secretária de Educação de Araucária

escola

15 escolas

professor

560 professores

alunos

7.000 alunos

classmate

3.500 classmates

Veja o vídeo do projeto

Projeto UCA Araucaria cover

Mais informações sobre o projeto

O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.