Telecentros Comunitários

Implementado pelo Ministério das Comunicações, o projeto Telecentros Comunitários é o maior projeto com rede computacional monitorada do Brasil.

Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros oferecem cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servem aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer. Na primeira fase do projeto, os produtos Metasys foram instalados 6.324 telecentros por todo o país.

Em 2007, o Ministério das Comunicações realizou o pregão eletrônico para definir os fornecedores dos 5.400 kits de inclusão digital do programa Telecentros Comunitários. O pregão eletrônico para fornecimento de equipamentos de Informática foi vencido pela Positivo Informática. A Positivo, que apresentou a versão Linux desenvolvida pela empresa Metasys, forneceu os seguintes equipamentos para os telecentros: 54.000 estações de trabalho com o software Metasys Desktop Telecentros, 5.400 servidores de rede com o Metasys Server Telecentros, além da Central de Monitoramento que foi implantada na sede do Ministério, em Brasília, com o sistema de monitoramento Metasys Monitor.

Os primeiros telecentros começaram a ser implantados no segundo semestre de 2008, quando o Ministério das Comunicações emitiu um termo aditivo para contratação de mais 924 telecentros, o que elevou o número total da primeira fase do projeto para 6.324 telecentros. Em outubro de 2009, o Ministério das Comunicações realizou novo pregão eletrônico para o projeto, vencido pela Digibrás, que também implantou a solução Metasys em mais de 1.830 novos telecentros.

“Em algumas regiões do país, há telecentros que são um espaço quase único de cidadania. Por exemplo, no semiárido, alguns têm papel estratégico na produção, ou para um pequeno núcleo de pescadores, ou numa região de agricultura familiar. Isso é uma experiência muito forte do Ministério da Indústria, os telecentros adquirindo, cada vez mais, a dimensão de serviços. A ideia, então, é detectar lacunas e potenciais a explorar com a implantação de Telecentros Comunitários.” 

Cezar Alvarez, Assessor Especial da Presidência da República

escola

8.154 telecentros

computer

81 mil estações de trabalho

server

8.154 servidores

municipio

5.562 municípios

Veja o vídeo do projeto

Telecentros cover

Mais informações sobre o projeto

O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.