História da empresa

Fundada em 2002, com o apoio de capital de um fundo de investimento, a Metasys Tecnologia é uma empresa de desenvolvimento de software que se baseia em plataformas abertas e se concentra em projetos educacionais. Com cerca de 14 anos de pesquisa e desenvolvimento, a Metasys é hoje uma referência em iniciativas de inclusão digital no pais e no exterior.

A partir de acordo de transferência tecnológica firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais, a empresa tem desenvolvido produtos de inovadores com tecnologia diferenciada para o mercado de softwares educacionais, incluindo sistemas operacionais baseados em Linux, softwares educacionais e de gestão de sala de aula, software de monitoramento e administração de sistemas, além de conteúdo educacional e softwares pedagógicos

A empresa tem desenvolvido parcerias estratégicas com várias companhias visando a oferta de soluções tecnológicas, entre elas HP, Intel, Cisco e Dell. Além disso, a empresa conta com parceiros locais e canais de vendas no México, Equador, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Nigéria, Quênia, Portugal, Alemanha, Taiwan, Macedônia, entre outros.

Trabalhando em parceria com a Intel e integrando o programa Intel Learning Series, a Metasys Tecnologia desenvolveu a Solução Educacional Metasys, especialmente desenhada para suportar a utilização de netbooks educacionais em projetos educacionais de um computador por aluno e de laboratórios escolares.

  • 2001

    estruturação do negócio

    A Metasys foi criada a partir de um investimento feito pelo FUNDOTEC, um dos primeiros fundos mútuos de investimento em empresas emergentes com sede no Brasil, para investir em empresas nascentes e emergentes de base tecnológica, gerido pela FIR CAPITAL.

  • 2002

    desenvolvimento tecnológico

    O desenvolvimento dos produtos Metasys foi iniciado a partir a transferência de tecnologia desenvolvida originalmente na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, que já trabalhava há dois anos, no Departamento de Ciência da Computação, na pesquisa de soluções de inclusão digital com software livre. O projeto do Computador Popular buscava atender a uma antiga demanda do governo federal de promover a inclusão digital no país e foi a base para a criação de produtos inovadores da Metasys.

  • 2004

    primeiro projeto

    Início do Projeto "Escolas em Rede" desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, com o objetivo de melhorar o índice de informatização de suas escolas, garantindo que as comunidades excluídas tivessem as mesmas oportunidades que as áreas mais desenvolvidas. Ao final de três anos, a Solução Metasys foi implantada em cerca de 4.000 escolas, com mais de 70.000 estações de trabalho conectadas à Internet. Foram capacitados mais de 10.000 professores na utilização dos recursos tecnológicos.

  • 2006

    um computador por aluno

    Convidada pela Intel Coorporation, a Metasys iniciou o desenvolvimento do primeiro sistema operacional Linux para os seus netbooks educacionais - Classmate PC. A partir do trabalho integrado com a equipe da Intel na China, foram criados vários produtos de gestão de sala de aula e colaboração, especificamente criados para projetos "Um Computador por Aluno" - UCA.

  • 2007

    pilotos UCA

    O projeto UCA - "Um Computador por Aluno", sob a coordenação do Ministério da Educação, foi implantado, em fase de testes nas cidades de Piraí (RJ), com 400 unidades, e em Palmas (TO), com outros 400 notebooks. Todos os Classmate PC utilizados nos pilotos do MEC foram fornecidos pela Intel com o Metasys Classmate instalado.

  • 2008

    telecentros comunitários

    Em parceria com a Positivo Informática, a Metasys forneceu todo o software para os 5.400 kits de inclusão digital do programa Telecentros de Inclusão Digital. Para o projeto foram fornecidos o software Metasys Desktop para as estações de trabalho, servidores de rede com o Metasys Corporate, além da central de monitoramento que foi implantada na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, com o sistema de monitoramento Metasys Monitor.

  • 2009

    projetos UCA

    Na experiência piloto do UCA foi avaliado o potencial pedagógico do computador educacional, o que levou o MEC a adquirir 150.000 classmate PCs para 300 escolas no Brasil, utilizando a tecnologia educacional Metasys. O projeto de Piraí foi consolidado e transformou a pequena cidade fluminense na primeira a entregar um computador para seus 6.200 alunos e implantar a Solução Metasys em suas 21 escolas. Outros projetos UCA também foram iniciados, tais como o de Tiradentes (MG), Onda Verde (SP) e Araucária (PR).

  • 2010

    projetos internacionais

    A consolidação da parceria com a Intel no projeto UCA e a experiência adquirida pela empresa impulsionou o desenvolvimento de uma rede de parceiros comerciais em diversos países, entre eles, no México, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai , Uruguai, Nigéria, Quênia, Alemanha, Portugal, Índia, Taiwan, Sérvia e Macedônia. Foram firmadas ainda alianças estratégicas com empresas multinacionais, destacando-se a HP, CISCO, ASUS, DELL, USERFUL e JP SÁ COUTO.

  • 2012 ...

    solução educacional integrada

    Início do desenvolvimento de um conjunto de novas tecnologias que compõem a Solução Educacional Integrada Metasys, composta por produtos de Gestão Tecnológica, Gestão Pedagógica e Biblioteca Digital. A solução foi projetada em múltiplas camadas especialmente para atender as demandas de grandes redes educacionais geograficamente distribuídas. Implementação de vários projetos no Brasil e fornecimento de produtos para o mercado internacional através de rede de canais.

O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.

Projeto UCA Araucária, Paraná, Brasil

Faça um contato com a Metasys para avaliar o projeto ideal para a sua instituição

[email protected]