Sumário executivo

Fundada em 2002, com o apoio de capital de um fundo de investimento, a Metasys Tecnologia é uma empresa de desenvolvimento de software que se baseia em plataformas abertas e se concentra em projetos educacionais. Com cerca de 14 anos de pesquisa e desenvolvimento, a Metasys é hoje uma referência em iniciativas de inclusão digital no pais e no exterior.

A partir de acordo de transferência tecnológica firmado com a Universidade Federal de Minas Gerais, a empresa tem desenvolvido produtos de inovadores com tecnologia diferenciada para o mercado de softwares educacionais, incluindo sistemas operacionais baseados em Linux, softwares educacionais e de gestão de sala de aula, software de monitoramento e administração de sistemas, além de conteúdo educacional e softwares pedagógicos

A empresa tem desenvolvido parcerias estratégicas com várias companhias visando a oferta de soluções tecnológicas, entre elas HP, Intel, Cisco e Dell. Além disso, a empresa conta com parceiros locais e canais de vendas no México, Equador, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Uruguai, Nigéria, Quênia, Portugal, Alemanha, Taiwan, Macedônia, entre outros.

Trabalhando em parceria com a Intel e integrando o programa Intel Learning Series, a Metasys Tecnologia desenvolveu a Solução Educacional Metasys, especialmente desenhada para suportar a utilização de netbooks educacionais em projetos educacionais de um computador por aluno e de laboratórios escolares.

Casos de sucesso

Hoje, o Metasys é usado por mais de 6.000 escolas públicas, o que representa uma base instalada de mais de 1 milhão de desktops e workstations, sendo utilizado por mais de 3 milhões de alunos, no Brasil e outros países da América Latina, África e Europa.

O projeto Escolas em Rede, que conecta todas as 3.980 escolas estaduais de Minas Gerais através da Internet, utiliza a Solução Educacional Metasys, incluindo sistemas operacionais, softwares educacionais e ferramentas de administração e monitoramento da rede escolar estadual.

Em parceira com a Intel, a Metasys desenvolveu o primeiro sistema operacional Linux para os netbooks educacionais e implantou os primeiros pilotos nas cidades de Palmas (TO) e Piraí (RJ) – Projeto UCA Piraí. Hoje são mais de 300 mil netbooks do Projeto UCA – “Um Computador por Aluno”, utilizando a solução Metasys, sendo cerca de 180 mil no Brasil e 120 mil no exterior. Inúmeras secretarias municipais de educação no País utilizam a solução desenvolvida pela empresa, em cidades tais como Araucária (Projeto UCA Araucária), Teresina, Piraí, Petrópolis, Itabira, Nova Lima, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo, Onda Verde, Mogi das Cruzes, entre outras.

Implementado pelo Ministério das Comunicações, o Projeto Telecentros Comunitários é o maior projeto com rede computacional monitorada do Brasil. Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros oferecem cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servem aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer. Na primeira fase do projeto, os produtos Metasys foram instalados 6.324 telecentros por todo o país.

Solução Educacional Integrada Metasys

A Solução Educacional Integrada Metasys incorpora os vários componentes necessários à implantação de um ambiente educacional integrado, completo e com excelente relação custo/benefício. Tem como objetivo modernizar os ambientes escolares a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico.

Almeja-se a criação de espaços atrativos que possibilitem a dinamização da abordagem dos conteúdos de modo a estimular e ampliar o interesse do aluno pelo aprendizado, além de facilitar e favorecer a execução do trabalho educativo dos professores. Além disso, busca a construção de uma nova cultura de aprendizagem que prioriza a formação do estudante para a vida, possibilitando sua proximidade aos processos tecnológicos.

 

solucao-integrada

A solução permite a distribuição e uso de conteúdos, mídias e tecnologias digitais por professores, estudantes, funcionários, dirigentes e comunidade, para fins educacionais, de gestão e de comunicação no ambiente escolar. Visa aumentar o uso de tecnologia nas escolas, proporcionando, através da capacitação dos professores e gestores na utilização dos recursos e ferramentas, um melhor desempenho com o desenvolvimento de uma nova geração de alunos.

A solução integrada é baseada em uma arquitetura de multicamadas, de forma a possibilitar a integração de todos os seus componentes, possibilitando que aplicativos em dispositivos computacionais móveis (tablets, notebooks, netbooks e smartphones) e legados (laboratórios escolares e projetores interativos) possam estender os recursos de interatividade da solução de software.

Os equipamentos para uso por professores e estudantes interagem com os recursos disponíveis nos servidores das escolas, através de rede de computadores cabeada existente nos laboratórios escolares e sem-fio (wireless), disponíveis na sala dos professores. Os servidores das escolas têm acesso, através de conexão banda larga aos servidores centrais, responsáveis pela distribuição e atualização de softwares e conteúdos, assim como pelo monitoramento de toda a rede escolar.

Principais componentes da Solução

A Solução Educacional Integrada Metasys é composta basicamente de elementos tecnológicos que permitem a implantação, administração e monitoramento do ambiente escolar, e de componentes pedagógicos que trazem para professores e alunos conteúdos que possibilitam o desenvolvimento do saber.

São os seguintes os principais componentes da Solução:

  • Metasys Netbook: Sistema operacional especificamente criado para dar suporte aos requisitos didáticos do processo educacional e a nova geração de netbooks e tablets PC é uma solução moderna e de excelente custo/benefício. O novo sistema operacional possui uma interface de usuário inovadora, focada em públicos jovens e otimizada para interações através de mídias sociais. Projetado para suportar projetos educacionais de um computador por aluno, permite aos estudantes trabalhar em conjunto, trocar informações e revisar materiais educacionais de formar colaborativa.
  • v-Class: É um software de colaboração e gestão de sala de aula que integra professores e estudantes em um sistema de aprendizado. Através dele, o professor pode comandar os computadores dos estudantes conectados à sua aula, definindo a forma como os alunos irão desenvolver suas atividades. Com o v-Class o professor pode exibir sua tela nos computadores dos alunos, monitorar a tela de um estudante e retransmiti-la para os outros na classe, abrir e fechar aplicativos, executar comandos remotamente, controlar a utilização da Internet, criar grupos de conversação (chat), aplicar provas e testes em sala de aula, controlar o acesso dos estudantes às aulas e, ainda, bloquear o acesso à Internet ou os computadores dos alunos.
  • Metasys School Server: É um sistema operacional baseado em Linux para os servidores da escola, ao qual foram adicionados serviços que são necessários para o gerenciamento, administração, segurança e monitoramento da rede escolar. Foi especialmente criado para suportar os netbooks educacionais e laboratórios escolares.
  • Metasys Monitor: É um sistema de monitoramento e administração de redes heterogêneas, geograficamente distribuídas, que oferece aos gestores das redes escolares e instituições públicas informações sistematizadas através de indicadores, gráficos e relatórios que apoiam na gestão, no planejamento e na administração dos recursos. São informações e estatísticas que retratam a disponibilidade e desempenho do hardware, do software e das redes de comunicação locais e externas; inventário de hardware e software; usuários e horários que acessam a rede; utilização de programas aplicativos e acessos a Internet.
  • Metasys Content Manager: É um sistema que permite a gestão de conteúdos educacionais armazenados localmente, no notebook do professor ou no servidor da escola. Com interface amigável e intuitiva, possibilita a busca eficiente de diversos conteúdos através de categorias, tags, idiomas, conteúdos relacionados, mais visitados, destaques, dentre outros. Hoje estão disponíveis mais de 16 mil objetos pedagógicos de fontes como o Portal de Professor do MEC, o Banco Internacional de Objetos Pedagógicos e a biblioteca digital Domínio Público. Além disso, estão disponíveis as aulas da Khan Academy, sendo cerca de 700 em português, 1500 em espanhol e cerca de 3000 em inglês.
  • Metasys School Portal: Possibilita a cooperação e interação entre alunos, professores e coordenação escolar, promovendo e estimulando o uso de novas tecnologias e recursos na escola. Alunos e professores podem utilizar o portal escolar criado de forma fácil e bastante interativa, acessando as principais atividades em seu ambiente educacional. O Portal da Escola está hospedado no servidor da escola ou na Internet e pode ser acessado por meio de navegadores web (browsers) dos equipamentos (computadores, notebooks, tablets e smartphones) conectados à rede interna e disponibiliza os seguintes principais recursos: publicação de conteúdo multimídia, incluindo vídeos, fotos, artigos e notícias; galeria de fotos e imagens; mural de avisos da escola; calendário escolar; agenda e eventos; gerenciamento de banners para veiculação de notícias de interesse da escola; sumário de notícias; enquetes e fórum para professores.
  • Metasys e-Learning: é uma plataforma que auxilia na montagem de um ambiente de ensino e aprendizagem, com cursos acessíveis pela rede local da rede escolar. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração dos cursos, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Essa plataforma, destinada ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação, permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista facilitar o processo de ensino e aprendizagem. É utilizada para complementar aulas presenciais e permite ao professor fazer a gestão das atividades de sala de aula, contribuindo para uma melhor organização das atividades. Também permite ao estudante acompanhar as suas informações e atividades.
  • Metasys Simulados: Permite aos estudantes participarem de simulados e se prepararem para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras provas. O professor pode fazer cadastro de questões, informando o nível de ensino, subnível, disciplina, subdisciplina, assunto, modalidade, eixo temático, tema transversal e nível de dificuldade da questão. O sistema faz a correção automática de questões de múltipla escolha e verdadeiro/falso e as questões podem ser localizadas através de filtros por nível de ensino, subnível, disciplina, subdisciplina, modalidade, eixo temático, tema transversal, idioma, fonte, palavra-chave. O sistema já vem carregado com os simulados do ENEM desde 1998 e permite aos professores criarem inúmeros simulados a partir de um banco de questões considerável e aplicá-los aos estudantes para que possam treinar para o exame oficial.
  • Metasys OnCloud: é um componente da Solução Educacional Integrada que possibilita a professores e alunos o armazenamento e sincronização de arquivos em pastas individuais para cada usuário, armazenadas no servidor da escola. O espaço de armazenamento é configurável e definido de forma padronizada pela Secretaria da Educação. O Metasys OnCloud baseia-se no conceito de computação em nuvem, mas em rede local, pois o usuário poderá armazenar arquivos através deste serviço e acedê-los a partir de qualquer computador ou outros dispositivos compatíveis, desde que ligados à rede da escola. Possibilita a distribuição de conteúdos padronizados para os estudantes e a definição do tamanho da área de disco para os grupos de usuários.

Portfólio da empresa

O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.