São Gonçalo distribui um computador para todos os alunos

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) lança nesta segunda-feira, 22 de setembro, uma ação pioneira em Minas Gerais. 100% dos estudantes da rede municipal receberão computadores para uso exclusivo. A ação é inédita no Estado, por se tratar de programa desenvolvido pelo município e os equipamentos são de tecnologia avançada.

A partir da próxima semana, todos os alunos da rede municipal terão computadores para uso individual. Enquanto isso, levantamento feito pela organização Todos Pela Educação, baseado em informações do Censo da Educação Básica de 2013, aponta que 48,1% das escolas públicas do Brasil não têm computadores à disposição dos estudantes.

Os dados fazem parte do Observatório do Plano Nacional de Educação, uma plataforma online que tem o objetivo de monitorar os indicadores referentes às metas do plano, que terá vigência até 2024. As diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), regularizado pela Lei nº 13.005, sancionada em junho de 2014, determinam que, até o quinto ano de vigência, o acesso à rede de computadores deverá ser universalizado em banda larga de alta velocidade.

A Prefeitura vai distribuir 2.000 computadores portáteis. O núcleo da solução implementada é o netbook educacional, tipo tablet PC, baseado em tecnologia Intel, fabricado no Brasil pela empresa MGB e a Solução Educacional Metasys, desenvolvida pela empresa brasileira Metasys Tecnologia.

Os tablet PCs são netbooks com a funcionalidade dos computadores robustos, acessíveis e voltados para os estudantes, que possuem telas sensíveis ao toque e funcionam também como tablets. Esses netbooks oferecem formas envolventes e interativas para os alunos absorverem informações, criar conteúdo e ter acesso a fontes de conhecimento.

Todos os estudantes da rede municipal – desde a pré-escola até o 9º ano do ensino fundamental, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – terão tecnologia na palma das mãos e os equipamentos são de uso individual. Os netbooks serão utilizados como fonte de pesquisa e atividades pedagógicas, tanto em casa quanto nas salas de aula, permitindo a inclusão digital da família e modernizando o ambiente escolar.

Capacitação

Os 240 professores da rede municipal receberam notebooks e já foram capacitados para inclusão das tecnologias no conteúdo pedagógico. O programa vai modernizar os ambientes escolares de São Gonçalo do Rio Abaixo a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico, criar espaços atrativos que possibilitem a dinamização da abordagem dos conteúdos de modo a estimular e ampliar o interesse do aluno pelo aprendizado, buscar a construção de uma nova cultura de aprendizagem, entre outros benefícios.

Distribuição

As solenidades de entrega dos computadores contarão com presença do prefeito de São Gonçalo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, e os eventos serão abertos à imprensa.

 

Fonte: http://www.saogoncalo.mg.gov.br/



Deixe uma resposta