SEI logo

A solução ofertada pela Metasys Tecnologia é fruto de projetos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas com apoio de universidades e governos federal, estaduais e municipais, desde 2002 quando a Metasys iniciou seus estudos. Ela agrega além dos conhecimentos acumulados, a mais moderna tecnologia aplicada à educação, utilizando equipamentos especialmente projetados para uso educacional.

Componentes da solução

A Solução Educacional Integrada Metasys incorpora os vários componentes necessários à implantação de um ambiente educacional integrado, completo e com excelente relação custo/benefício. Tem como objetivo modernizar os ambientes escolares a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico.

 

solucao-integrada

 

Arquitetura tecnológica

A solução proposta permite a distribuição e uso de conteúdos, mídias e tecnologias digitais por professores, estudantes, funcionários, dirigentes e comunidade, para fins educacionais, de gestão e de comunicação no ambiente escolar. Compreende o fornecimento de software e a prestação de serviços de gestão, customização, implantação, adaptação e integração, além de manutenção de solução de software.

A solução integrada é baseada em uma arquitetura de multicamadas, de forma a possibilitar a integração de todos os seus componentes, possibilitando que aplicativos em dispositivos computacionais móveis (tablets, notebooks, netbooks e smartphones) e legados (laboratórios escolares e projetores interativos) possam estender os recursos de interatividade da solução de software.

Os equipamentos para uso por professores e estudantes interagem com os recursos disponíveis nos servidores das escolas, através de rede de computadores cabeada existente nos laboratórios escolares e sem-fio (wireless), disponíveis na sala dos professores. Os servidores das escolas têm acesso, através de conexão banda larga aos servidores centrais, responsáveis pela distribuição e atualização de softwares e conteúdos, assim como pelo monitoramento de toda a rede escolar.

Os professores utilizam tablets educacionais, com sistema operacional Android, ou notebooks, desktops e projetores interativos, utilizando sistema operacional aberto Linux ou Microsoft Windows. Os professores dotados destes equipamentos são capazes de acessar os serviços web da solução por meio de aplicativos, baixar os conteúdos disponíveis no servidor da escola ou no servidor da Central de Dados. Os estudantes utilizando netbooks, tablets Android ou estações de trabalho do tipo PC padrão PROINFO, disponíveis em laboratórios de informática, têm acesso a material educacional, objetos de aprendizagem e uma infinidade de recursos e softwares didáticos.

Os equipamentos dos professores e estudantes conectam-se ao servidor da escola, que exerce o papel de gerenciamento local do ambiente de informática das escolas, este caraterizado por uma ou mais redes de dados, cabeadas ou do tipo sem-fio.

Os aplicativos instalados nos equipamentos de professores e estudantes interagem com os sistemas instalados nos servidores das escolas, que são responsáveis pela atualização dos softwares nos equipamentos dos estudantes, pelo monitoramento de todos os computadores existentes na escola (tablets, netbooks, estações de trabalho, notebooks e projetores interativos). O servidor é também responsável pelo armazenamento off-line de conteúdo, formado por objetos pedagógicos de diversas fontes livres, além de possuir conteúdos especiais selecionados para cada disciplina de cada ano escolar. A solução integrada possibilita que novos conteúdos sejam distribuídos para as escolas, via web, e armazenados no servidor, estando à disposição dos professores, que acessam a rede local, sem necessidade de uso de conexão à internet banda larga da escola para isso.

O servidor da escola também tem um papel importante na coleta de dados de monitoramento que são enviados para o sistema existente no datacenter (Central de Gestão e Monitoramento), responsável pela centralização das informações e da gestão dos equipamentos.

Outra funcionalidade provida pela Solução Educacional Integrada é a de pastas pessoais para professores e estudantes (escaninhos digitais), onde poderão ser armazenados os arquivos de dados, conteúdos, trabalhos práticos e exercícios, em formato digital. Essas pastas podem ser sincronizadas com os equipamentos utilizados pelos professores (tablets, notebooks e desktops) e estudantes (tablets, netbooks e estações de trabalho).

Afim de identificar o usuário (estudante ou professor), a solução disponibiliza um sistema de autenticação única, de forma que um usuário ao fazer o login da rede da escola, com seu identificador e senha, passa a ter acesso ao conjunto de softwares e serviços disponíveis na rede local da escola e, eventualmente, nos sistemas web.

Ainda integra a solução uma Central de Dados e uma Central de Gestão e Monitoramento na qual é instalado o sistema que permite a consolidação e visualização dos dados coletados de todos os equipamentos da rede escolar: servidores das escolas, tablets, netbooks, notebooks, estações de trabalho e desktops. O sistema de monitoramento está disponível para acesso via web por usuários pertencentes a diferentes grupos de perfis (Administração, Diretores, Professores, etc.). O software da Central de Gestão e Monitoramento permite a visualização de um mapa, mostrando a rede escolar e os principais indicadores em um painel de controle.

Na Central de Dados ficam disponíveis todos os servidores capazes de armazenar dados e aplicativos a serem distribuídos para os servidores das escolas: servidores de atualização de software, de conteúdos educacionais, de aplicativos educacionais, de regras e políticas de segurança e de arquivos de usuário. Esses servidores, disponíveis na web, têm acesso integrado aos servidores das escolas.

Objetivos

  • Modernizar os ambientes escolares a partir da implementação de ferramentas tecnológicas e materiais inovadores de apoio pedagógico.
  • Almeja-se a criação de espaços atrativos que possibilitem a dinamização da abordagem dos conteúdos de modo a estimular e ampliar o interesse do aluno pelo aprendizado, além de facilitar e favorecer a execução do trabalho educativo dos professores.
  • Busca a construção de uma nova cultura de aprendizagem que prioriza a formação do estudante para a vida, possibilitando sua proximidade aos
    processos tecnológicos.
  • Fornecer aos estudantes novas oportunidades de explorar, de experimentar e de se expressar utilizando tablets educacionais.
  • Inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação.
  • Possibilitar estudantes e educadores o uso de computadores para ampliar seu acesso à informação, desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento.
  • Conceber, desenvolver e valorizar a formação de educadores na utilização de recursos tecnológicos.

Resultados esperados

  • Fornecer aos estudantes novas oportunidades de explorar, de experimentar e de se expressar utilizando tecnologias educacionais.
  • Inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação.
  • Possibilitar estudantes e educadores o uso de computadores para ampliar seu acesso à informação, desenvolver habilidades de produção, adquirir novos saberes, expandir a sua inteligência e participar da construção coletiva do conhecimento.
  • Conceber, desenvolver e valorizar a formação de educadores na utilização de recursos tecnológicos.
O que podemos fazer para ajudar você?

Entre em contato com a Metasys para sugestões, solicitação de apresentação de produtos ou de proposta comercial.

Você quer conhecer os produtos que compõem as soluções Metasys?