Projeto UCA Palmas – Um Computador por Aluno

O Projeto UCA

O Projeto UCA – Um Computador por Aluno é um programa de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio, objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas. O projeto foi desenvolvido por equipe interministerial do Governo Federal, que a partir de 2006, trabalhou na definição de seus objetivos, metas e planos de trabalho, em sintonia com as diretrizes definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2007, foi iniciada a fase Pré-Piloto do Projeto UCA, em cinco escolas escolhidas em diferentes localidades no país: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Piraí (RJ) e Brasília (DF).

O objetivo desta fase pré-piloto, que de fato antecedeu uma fase piloto ocorrida em 2010 com 300 escolas, foi o de avaliar o uso de computadores pelos alunos em sala de aula e seu impacto no projeto pedagógico das escolas. Nesta fase, vários aspectos, como tecnologia, infraestrutura, formação de professores, capacitação de técnicos, conteúdo e currículo digital foram extensivamente estudados e analisados, como base para sustentação futura do projeto. Nesta fase experimental, o uso dos laptops pode ser analisado nas escolas e através desses experimentos, foi possível definir usos pedagógicos adequados para eles.

O Projeto UCA em Palmas

O Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday, situado em Palmas (TO), foi uma das escolas escolhidas para a fase pré-piloto, atendendo critérios definidos pela MEC e outras instituições participantes do Grupo de Trabalho do Projeto UCA.

 

uca-palmas-06

Governador Marcelo Miranda no lançamento do Projeto UCA no Colégio Dom Alano

 

Assim, no dia 31 de agosto de 2007, às 19 horas, com a presença do Excelentíssimo Governador do Estado, Sr. Marcelo Miranda, e da Secretária da Educação e Cultura, professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende, foi realizado o lançamento do Projeto UCA, quando foram entregues os laptops para os alunos do Colégio Dom Alano. Estavam presentes neste evento representantes do Governo Federal, todos os parceiros do projeto, pais, professores, alunos e pessoas da comunidade.

 Metasys no projeto

A Metasys Tecnologia foi a empresa escolhida pela Intel para participar dos projetos-pilotos com o seu laptop educacional, o classmate PC. Para isso desenvolveu o sistema operacional Metasys Classmate, baseado em Linux, com interface KDE, e o aplicativo PolicyControl, para gestão de acessos, e incorporou uma dezena de softwares educativos para diversas áreas do conhecimento e ferramentas de produtividade.

A Metasys também forneceu o sistema operacional dos notebooks dos professores, o Metasys Desktop e o sistema servidor das escolas Metasys School Server. O servidor da escola possui uma série de sistemas de controle e gestão do ambiente escolar, incluindo um gateway de acesso à Internet e sistema de definição de políticas de acesso.

O servidor da escola ainda desempenha o papel de controle dos classmate PC, executando um programa antifurto (Intel® Education Theft Deterrent). Cada laptop possui um código único, que é continuamente verificado junto ao servidor da escola. No caso de um dos laptops ser retirado da escola, a validação não pode ser executada e o software do laptop realiza o travamento do hardware, que para de funcionar imediatamente.

 

uca-palmas-02

Alunos do Colégio Estadual Dom Alano tem sua primeira aula utilizando o laptop educacional

 

Além disso, a Metasys capacitou os professores-multiplicadores, responsáveis por disseminar o conhecimento sobre a plataforma educacional e, também, treinou técnicos-multiplicadores, que replicaram conhecimento para o suporte técnico para as escolas.

Resultados

Os resultados do Projeto UCA no Colégio Dom Alano foram surpreendentes.

Houve, desde o início um total engajamento dos professores, que buscaram a utilização dos laptops educacionais para a implementação de experimentos pedagógicos, especialmente em disciplinas como matemática, língua portuguesa e artes. Os alunos aumentaram sensivelmente o seu interesse nas aulas e quando começaram a levar os laptops para casa, conseguiram também envolver os pais no projeto.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Tocantins, os índices de aprovação melhoraram visivelmente na escola. O aumento registrado nas turmas de 6° ao 9° ano foi de 9,48%, com o total de 96,33% de alunos aprovados. Já para os alunos do ensino médio o aumento foi ainda maior: 16,3%, chegando a 87,58% de aprovação.

Em suma, a primeira fase do Projeto UCA, da qual participou o Colégio Dom Alano, foi muito importante, pois as experiências ali feitas foram registradas e publicadas e serviram de referência para a Fase 2 do Projeto UCA, em 2010.

Veja o vídeo do projeto



Deixe uma resposta